Como secar roupa no inverno – Empório dos Varais

FRETE GRÁTIS *consulte

Como secar roupa no inverno

Com o frio, vem o uso dos casacos quentinhos, meias, gorros, peças mais pesadas… e também a saga para saber como secar roupa no inverno.

Para quem mora em apartamento e não tem área externa, fica ainda mais complicado: pouca incidência do sol, menos calor e menos ventilação são a fórmula certeira para os itens se demorarem muito mais no varal.

Mas afinal, tem como fazer as peças secarem mais rápido em baixas temperaturas e dias chuvosos? A resposta é sim! Confira 8 truques eficientes para agilizar o processo e evitar o mau cheiro nas suas roupas nessa época do ano!

Quando nos perguntamos como secar roupa rápido no frio, o que vem à mente é a dificuldade da tarefa. É interessante notar, no entanto, que o inverno tem clima bastante seco em grande parte do Brasil – e isso poderia até contribuir para secar as roupas em muitas casos.

O que acontece é que nem todos possuem uma área externa com muita circulação de ar. No inverno, a tendência é deixarmos os ambientes fechados devido ao frio, incluindo a área de serviço ou lavanderia.

Sem incidência direta do sol e sem ventilação, as roupas demoram bem mais a secar, além de frequentemente ficarem com um cheiro desagradável de umidade. A situação também abre brechas para a proliferação de microrganismos e até o surgimento de mofo.

É preciso considerar também que as peças de inverno são mais pesadas e volumosas, o que dificulta a secagem.

Confira os truques para evitar esses transtornos e agilizar o processo:

1. Priorize a lavagem de acordo com o uso

Embora possa parecer óbvia, essa é uma dica de planejamento valiosa: priorize a lavagem das roupas que você pretende usar primeiro, ou que serão usadas naquela semana.

Com essa organização, você não fica sem usar aquela peça preferida porque ela está há dias secando, e cria a rotatividade adequada de acordo com as necessidades da casa. É comum, por exemplo, que faltem toalhas porque todas ainda estão úmidas no varal!

Fique atento: tome cuidado também para não acumular peças demais, o que só agrava o “problema”.

2. O melhor horário: prefira lavar roupa de manhã

Para lavar roupas no inverno e agilizar a secagem, o melhor horário é a manhã. Com esse cuidado, suas peças já estarão penduradas e esticadas no varal ao meio-dia, a hora mais quente do dia.

3. Sempre que possível, use e abuse da centrifugação

Nunca é demais lembrar: sempre cheque as instruções de lavagem da peça para verificar se ela pode ser centrifugada, dentre outras informações importantes. Caso sim, não hesite em aproveitar o poder da centrifugação da máquina até o ciclo completo terminar.

Uma grande vantagem das lavadoras dos dias de hoje é sua capacidade de remover bem o excesso de água sem danificar as fibras do tecido. Com isso, as roupas já saem bem mais enxutas da máquina, facilitando bastante o processo.

Caso a roupa não possa ser centrifugada, torça à mão para retirar o máximo possível da umidade, sacudindo-a no ar antes de estender. Mas faça tudo com delicadeza, cuidando para não estragar o tecido.

4. Como secar roupa no inverno: aposte na técnica da toalha

Para as roupas mais delicadas e/ou que precisem ser lavadas à mão, vale a pena apostar na técnica da toalha para acelerar a secagem no inverno.

Basta estender a peça molhada sobre uma toalha seca e felpuda e, em seguida, enrolar ambos os itens de forma que a roupa fique por dentro, como um recheio. Com o rolinho pronto, é só apertar bem, fazendo que a toalha absorva o excesso de água. Funciona muito bem!

5. Seque em cabides

Muito usada para deixar as camisas sociais lisinhas, a “técnica” dos cabides é uma boa pedida quando o assunto é como secar roupa no inverno.

Uma vez que o cabide dá estrutura e expõe a peça por inteiro ao ar e à ventilação, seu uso tende a deixar todo o processo mais rápido. As roupas, além disso, também secam mais esticadas e prontas para serem guardadas. É só pendurar os cabides no varal!

6. Estenda as peças de um jeito estratégico no varal

Para facilitar e agilizar a secagem, é muito importante deixar um certo espaço entre as roupas no varal, além de estendê-las com cuidado, deixando-as bem esticadas. Nada de peças dobradas ou em cima umas das outras!

Para uma secagem rápida e eficiente, também é fundamental que você lave um número de roupas compatível com o tamanho do seu varal (ou varais). De nada adianta tentar ganhar tempo na lavagem e depois ter que lidar com um excesso de roupas para secar no tempo frio!

7. Intercale tecidos mais leves e pesados

Outro truque para posicionar as roupas no varal: intercale as peças mais pesadas com as delicadas. Os tecidos mais grossos (como jeans, lã e tricô) contêm fibras mais fechadas e interferem na circulação do ar se estiverem próximas.

Ao alternar os tecidos no varal, você fará com que o vento se movimente com mais facilidade entre as peças, colaborando com a secagem.

8. Priorize ambientes arejados

Mesmo se você mora em apartamento pequeno, o ideal é sempre posicionar o varal em ambientes arejados, próximo a janelas e locais com corrente de ar.

Se você tem um varal móvel, aproveite para colocá-lo na sacada, em locais onde bate sol ou mesmo em corredores/espaços entre portas na casa: eles costumam receber correntes de vento.

Com vento e circulação de ar, de fato, é possível secar as peças mesmo nos dias mais frios.

Por fim, vale enfatizar: sempre verifique se as peças estão realmente secas antes de guardá-las no armário. Se a umidade não for 100% eliminada, o mau cheiro e a possibilidade de mofo são certeiros no tempo frio!

 

Agora que você conferiu alguns truques eficazes sobre como secar roupa no inverno, veja os melhores varais para sua casa em nosso site.

O varal dos seus sonhos aqui! www.emporiodosvarais.store

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

ORÇAMENTO SOB MEDIDA