10 dicas infalíveis para otimizar espaço de lavanderia em apartamento – Empório dos Varais

FRETE GRÁTIS *consulte

10 dicas infalíveis para otimizar espaço de lavanderia em apartamento pequeno

1. Escolha um cesto de roupas apropriado

Os cestos de roupas são essenciais e também ajudam na organização do espaço. Mas evite comprar aqueles totalmente fechados. Os ideais são os confeccionados em plástico com pequenos orifícios em volta. Esses tipos de materiais permitem a ventilação da roupa, evitando que a mesma apresente mofo.

2. Aproveite o topo da máquina

Uma tábua bem posicionada de madeira é capaz de transformar o topo da máquina em um espaço usável e livre. Também é possível adicionar um suporte para cortinas pra fechá-las quando você tiver vontade (o que também deixa o espaço mais bonito).

3. Opte por varais de teto

Para espaços pequenos, a melhor opção para aproveitar o local é optar pelo varal de teto. Entretanto, no mercado existem várias opções de varais que ajudam na otimização do espaço, como os automáticos, que podem ser instalados só quando houver a necessidade de secar a roupa.

4. Ofereça espaço para a luz entrar

Tudo o que for colocado em uma lavanderia pequena deve ser bem pensado para que não bloqueie a passagem da luz natural. Ela será quem mais vai ajudar na economia de energia elétrica durante o processo de secagem das roupas.

5. Explore o espaço de cima

Tem espaço livre em cima da máquina de lavar? Então aproveite e faça bom uso dele com armários que vão até o teto, prateleiras e um suporte pra cabides. Lembrando sempre de não bloquear a entrada de luz no recinto.

Para ganhar mais praticidade e espaço, invista em organizadores verticais, excelentes para manter tudo em ordem de um jeito funcional, deixando sempre à mão os itens que usamos frequentemente no nosso dia a dia. O pegboard também dão conta do serviço de otimização.

Se você ainda está se planejando para montar uma lavanderia pequena no futuro, não hesite em pesquisar exemplos de espaços assim na internet para já ir criando ideias na sua mente.

6. Aposte na setorização

Não basta usar prateleiras para manter a organização dos produtos. Mais que isso, é importante também agrupar os produtos do dia a dia conforme a finalidade de cada um. Cestos ou nichos podem ser úteis nessa tarefa. Pregadores, por sua vez, podem ser armazenados em cestos ou potes pequenos.

7. Tenha atenção ao comprar a sua máquina de lavar

É normal sermos seduzidos pelo próprio olhar e desejarmos máquinas de lavar grandes e bonitas. No entanto, o que é para se tornar uma alegria, pode virar um grande pesadelo se você não tiver o espaço necessário para comportar a máquina que escolheu.

É por isso que é tão importante, antes de efetuar a compra, que você verifique as medidas da sua lavanderia e da máquina de lavar. Porque, afinal de contas, de nada adianta investir em um produto que só vai servir para “entulhar” ainda mais a sua lavanderia.

Se a sua opção for por uma lavadora com abertura frontal, aproveite o espaço e insira um nicho sobre ela para armazenamento dos produtos que serão utilizados na lavagem das roupas. Lembre-se que o tanque e a máquina devem ser posicionados um do lado do outro, para facilitar a instalação hidráulica.

8. Invista em suportes para rodos e vassouras

Para deixar o chão limpo, dando a sensação de maior amplitude no espaço, retire o maior número possível de objetos do solo, como vassouras, rodos e a pá de lixo. Invista em um suporte de parede para guardar esses acessórios de limpeza e, em caso de móveis planejados, é possível ainda solicitar a inserção do suporte direto na porta do armário.

9. Use cores claras na decoração

Além de renovarem o ambiente, as cores podem mudar completamente a noção de espaço dentro da sua casa. Tons claros são capazes de dar uma maior amplitude a qualquer cômodo, fazendo com que as áreas pareçam ter dimensões maiores.

No caso de lavanderias, pela umidade e pouca ventilação que existe nesses espaços, uma boa dica é utilizar tintas acrílicas quando for pintar as paredes do ambiente. Essas tintas apresentam uma ótima resistência à umidade e, portanto, são laváveis.

10. Corte os itens supérfluos

Uma decoração bem utilizada poderá evitar que a sua lavanderia fique apertada e carregada. Portanto, é fundamental saber transformar esse espaço evitando-se decorações desnecessárias, principalmente com móveis que não acrescentam nada ao ambiente.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

ORÇAMENTO SOB MEDIDA